Segue no Rolé!


Pico da Tijuca

https://i2.wp.com/www.tijuca-rj.com.br/v02/wp-content/uploads/2008/10/06_pico_da_tijuca.jpg

Detalhes sobre o Pico da Tijuca:

Com 1022 metros de altitude, o Pico da Tijuca é um dos pontos de maior altitude no Município do Rio de Janeiro, e um ótimo local para se observar a grandeza do Parque Nacional da Tijuca. Do seu cume, pode-se contemplar grande parte da Zona Norte e Centro da cidade, além da Pedra da Gávea, Pedra Bonita e Pico do Papagaio.

A caminhada começa no Bom Retiro, na sede principal do Parque que fica no bairro do Alto da Boa Vista, aproximadamente 45 minutos da Zona Sul da cidade.A trilha tem aproximadamente 5.5 km de extensão (ida e volta) em terreno acidentado e por diversas vezes íngreme. No final, existe uma escadaria encravada na rocha. Ela foi esculpida por ordem do então Presidente da República Epitácio Pessoa, em homenagem ao Rei Alberto da Bélgica, que visitou o local em 1920.

Como chegar:

Você deve subir por uma das inúmeras vias de acesso ao Alto da Boa Vista até a praça do Alto, onde é o acesso a Floresta da Tijuca. Chegando lá é preciso subir (é aconselhavel ir de carro) até o Largo do Bom Retiro, onde começa a trilha ao Pico da Tijuca.

Escadaria na rocha?

https://i1.wp.com/farm1.static.flickr.com/161/433705239_5d1696c9df_o.jpg

Escadaria construída em 1920, para a visita do Rei Alberto da Bélgica ao Pico da Tijuca.
Este pico é o ponto mais alto do Parque Nacional da Tijuca, com 1022 metros de altitude. Segundo Burmeister, a primeira picada até o cimo deste morro, foi aberta em 1853. Em 1885, o Barão d’Escragnolle, sinalizou esta, já então trilha, para auxiliar os excursionistas. José de Alencar em Sonhos d’Ouro, nos conta que, em 1872, esta trilha já era percorrida a pé e a cavalo.
Em 1920, o Presidente Epitácio Pessoa reformou a trilha e mandou que se escavassem na rocha, localizada no topo do pico, degraus ladeados por corrimão constituído por grossas correntes de ferro. Este corrimão com 120 metros de correntes e 62 hastes margeiam os 117 degraus.

Informações Extras:

  • Para este rolé seguimos com a ajuda de um Guia de Ecoturismo, Alexandre Guimarães, do Grupo Track. Se voce quiser seguir neste rolé, não esqueça… Grupo Track.
  • Uma galera gente fina seguiu neste rolé com a gente, não lembro o nome de todo mundo mas queria mandar um “Alô” para Clara, Patricia, Vitor, Valéria, Marcela…
Anúncios





Comentários encerrados.



%d blogueiros gostam disto: