Segue no Rolé!


#Se liga: Carteira Internacional do Estudante

@viniciuscovas

“Eu tenho a Carteira Internacional do Estudante, mas nao sei para o que ela serve!”

Ja ouvi muito isso. Por este motivo resolvi dar uma fuçada na internet e buscar umas informações. vao elas, se liga!

A Carteira Internacional do Estudante, ou como é conhecida em sua sigla em inglês ISIC (International Student Identity Card), é um documento que concede descontos em estabelecimentos no Brasil e no exterior. E isso é uma mão na roda para o viajante que tem pouco dinheiro e quer pagar tarifas menores em hotéis, albergues, passagens aéreas e terrestres, receber descontos em refeições, programas culturais e até na compra de artigos de vestuário. São mais de 35 mil tipos de abatimentos oferecidos em 106 países. Além de ser o único documento mundialmente reconhecido como prova de que o portador com menos de 26 anos de idade estuda em tempo integral.

“Mas como eu faço para tirar o documento?”

Todo estudante, não-estudantes com até 26 anos e professores podem requerer a carteirinha que concede benefícios mundialmente. Estudantes regularmente matriculados podem pedir a ISIC, enquanto os não-estudantes e os professores podem tirar, respectivamente, as carteirinhas International Youth Travel Card (IYTC) e International Teacher Identity Card (ITIC), que oferecem benefícios similares.

  • Estudantes

O primeiro passo para obter a carteira ISIC é provar que você realmente é estudante. Para isso é necessário apresentar um boleto de pagamento de mensalidade do curso em que está matriculado ou declaração da instituição de ensino em papel timbrado com a assinatura do diretor e firma reconhecida. São válidos somente comprovantes de estabelecimentos de ensino fundamental ou médio, graduação, pós-graduação, mestrado, MBA e doutorado.

Alunos de cursos pré-vestibulares e cursos técnicos no município de São Paulo também têm direito a postular a carteirinha. Em Brasília, o direito foi estendido a estudantes de cursos pré-vestibulares e de idiomas. Comprovantes de cursos no exterior com duração mínima de 12 semanas são aceitos. Os demais cursos livres, como os de informática, línguas, teatro e música não estão incluídos.

Junto com o comprovante da escola ou faculdade, o requerente deve preencher um formulário, anexar uma foto 3×4, uma cópia do documento de identificação (passaporte ou RG) e o comprovante de pagamento da taxa exigida – que custa R$ 35. No final do ano, a taxa baixa para R$ 25, pois sua validade vai até março do ano seguinte.

O processo pode ser feito pessoalmente ou pela internet, através do site Carteira do Estudante, nos postos da entidade montados em shoppings centers e grandes universidades ou nos escritórios do Student Travel Bureau (STB). Quem não tiver fotos e documentos digitalizados, poderá enviá-los pelo correio.

  • Não-estudantes com menos de 26 anos

Quem não estuda em tempo integral e tem entre 12 e 26 anos também pode pedir sua carteirinha internacional. No caso é a International Youth Travel Card (IYTC), criado em 1975 e também endossada pela Unesco como o cartão mundial de viagem para menores de 26 anos. Todo ano, mas de 400 mil jovens viajantes usam a IYTC para obter descontos em viagens.

Para requerer a carteirinha, tudo o que você precisa fazer é comparecer a um dos 49 postos do STB (Student Travel Bureau) espalhados por 36 cidades brasileiras e provar sua idade, com a certidão de nascimento, o passaporte ou um documento de identidade com foto.

  • Professores

Se você é professor em tempo integral ou quer usar suas habilidades fora do país ou apenas viajar, você pode requerer a International Teacher Identity Card (ITIC), criada em 1984 para oferecer a professores um documento de descontos aceito em todo o mundo.

Para isso você precisa provar que é professor de ensino regular ou universitário em tempo integral ou instrutor de um estabelecimento de ensino reconhecido. Deve estar empregado, por no mínimo um ano letivo exercendo uma carga horária de 18 horas semanais. É possível obter a ITIC nos 49 postos do STB.

“Mas, quais sao as vantagens dessa carteirinha?”

A carteirinha internacional de estudante oferece os seguintes descontos:

  • 1.200 descontos em vôos, ônibus, trens e balsas;
  • 2.800 descontos na entrada de museus e atrações culturals em todo o mundo;
  • 2.700 descontos em teatros, shows e cinemas;
  • 2.400 descontos em hotéis e albergues;
  • 21.000 descontos em bares, restaurantes e lojas;
  • acesso gratuito ao serviço de emergência da ISIC (Emergency Help Line), disponível 24 horas;
  • descontos em pacotes de comunicação, que incluem telefone, SMS, e-mail e correio de voz (ISIConnect). Ligações internacional chegam a ter até 70% de desconto;
  • acesso a uma rede global de 5.000 organizações de viagem especializadas em atender às necessidades de estudantes e jovens viajantes em 110 países;
  • acesso a guia de viagem e planejador de viagem personalizado, um serviço online em que, a partir da criação de uma conta no site ISIC TravelMax, é possível guardar informações dos destinos escolhidos em uma página pessoal para consultar durante a viagem.
  • Dicas

Muitos países oferecem gratuidades a estudantes, professores e jovens viajantes em programas culturais, como exposições, concertos e peças teatrais. Há ainda atrações que concedem descontos variados. Mas, preste atenção: há casos em que o estudante paga meia entrada mas tem de assistir ao espetáculo nas últimas fileiras do espaço e em pé!

O portador da carteirinha tem à sua disposição um serviço telefônico de emergência. É o ISIC Emergency Help Line, que fornece aconselhamento legal, médico e para situações de emergência em geral. Ou seja, dá indicações de como começar a sair de alguma enrascada em que você venha a se meter durante a viagem. Contudo, como não é um seguro médico ou legal, não ajuda ninguém a sair totalmente dela. Os atentendentes respondem solicitações em espanhol, inglês, francês e alemão.

A lista de estabelecimentos e de descontos oferecidos aos portadores das três carteirinhas pode ser consultada no site da ISIC, por países, cidades e tipo de carteirinha.
Sites relacionados

Anúncios

2 Comentários so far
Deixe um comentário

essa carteira serve para pagar meia tarifa em trens e metros?

Comentário por Felipe

Opa!
A lista de estabelecimentos e de descontos oferecidos aos portadores dos três tipos de carteirinhas pode ser consultada no site da ISIC, por países, cidades e tipos de carteirinhas.
Valeu cara!

Comentário por Vinicius




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: