Segue no Rolé!


#Ecocidades
setembro 6, 2010, 10:01 pm
Filed under: Consciência, Dicas, Se liga! | Tags: , , , , ,

A cidade de Edmont, na província de Alberta, está construindo a primeira usina de biocombustível do mundo movida a lixo – legal, né? -, o município já é campeão de reciclagem. Lá, 60% dos resíduos ou são reaproveitados na indústria ou levados para um enorme centro municipal de compostagem. Os 40% restantes serão usados na nova empreitada. Ela transformará 100 mil toneladas métricas de lixo em 36 milhões de litros de etanol. Isso representa um corte na emissão de gases do efeito estufa semelhante a tirar 42 mil carros das ruas.

A prefeitura de Edmonton montou um sofisticado site destinado a promover o seu plano estratégico The way we Green (algo como ‘Nosso jeito de nos tornar verdes’). O site inclui mecanismos de consulta aos moradores, vídeos e depoimentos de especialistas debatendo as opções para o futuro ambiental da cidade.

No caso específico da usina, quem quiser ver as especificações técnicas do projeto, clique aqui. O projeto é tocado pela empresa Enerkem, de Montreal, custará 80 milhões de dólares e deve ser inaugurado até o fim de 2011.

A notícia, como diz a Gizmag, faz lembrar a cena em que o inventor excêntrico, Doc Brown, personagem central da série de filmes Back to the future (De volta para o futuro), abre uma lixeira comum, tira um punhado de lixo e enche o tanque do seu carro, dublê de máquina do tempo. Em seguida decola para alguma outra época da história. É, realmente de volta para o futuro, não é atoa que estamos vendo isso agora.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: